Comandante Inglês Desafia Relatório Goldstone


Testemunho prestado pelo coronel Richard na 12ª Sessão Extraordinária do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em 16 de outubro de 2009. Assista o vídeo dessa sustentação oral Aqui.

 

Por coronel Richard Kemp*

 

Obrigado, Sr. Presidente.

Sou um ex-comandante das forças britânicas no Afeganistão. Servi na OTAN e nas Nações Unidas, comandei tropas na Irlanda do Norte, Bósnia e Macedônia, e participeu da Guerra do Golfo. Passei um tempo considerável no Iraque desde a invasão de 2003, e trabalhei no combate ao terrorismo internacional para o Governo do Reino Unido no Comitê de Inteligência.

Sr. Presidente, com base em meus conhecimentos e experiências, posso dizer que durante a Operação Chumbo Derretido as Forças de Defesa de Israel – FDI – fizeram mais para preservar os direitos dos civis em uma zona de combate do que qualquer outro exército na história das guerras.

E Israel fez isso ao enfrentar um inimigo que, deliberadamente, posicionava sua capacidade militar atrás de escudos humano formado pela população civil.

Tanto o Hamas como o Hezbollah são peritos na condução da agenda da mídia. Ambos sempre terão pessoas dispostas a dar entrevistas condenando as forças israelenses por crimes de guerra. Eles são adeptos aos combates assimetricos, à distorções, inversões e à teatralização das causas e efeitos dos incidentes.

As FDI enfrenta um desafio que nós britânicos não enfrentamos na mesma medida. É a presunção automática e pavloviana [1] por muitos na mídia, em grupos de direitos humanos e em ONGs internacionais de que a FDI, faça o que fizer para defender seus civis está errada, pois abusam dos direitos humanos dos outros.

A verdade é que as FDI tomaram medidas extraordinárias para avisar aos civis de Gaza sobre operações que seriam realizadas em áreas específicas, jogando mais de 2 milhões de panfletos e fazendo mais de 100.000 telefonemas. Muitas missões que poderia terem tirado a capacidade militar do Hamas foram abortadas para evitar vítimas civis. Durante o conflito, as FDI permitiu enormes quantidades de ajuda humanitária em Gaza. Para entregar a ajuda praticamente nas mãos dos seus inimigo é, para qualquer estrategista militar, normalmente uma ação completamente impensável. Mas as FDI assumiu esses riscos!

Apesar de tudo isto, naturalmente civis inocentes foram mortos. Guerras são caos e cheio de erros. Houve muitos erros por parte das forças britânicas, americanas e outras no Afeganistão e no Iraque, muitos dos quais podem ser atribuídas ao erro humano. Mas os erros não são crimes de guerra.

Mais do que tudo, as vítimas civis são uma conseqüência da forma do Hamas de luta. Hamas tentou deliberadamente sacrificar seus próprios civis para obter vitórias no campo publicitário. Isto está fartamente documentado…

Sr. Presidente, Israel não teve outra escolha além de defender o seu povo, para impedir que o Hamas continuassem a atacá-los com foguetes. Ataques que continuaram por oito anos…

E digo isso novamente: as FDI fizeram mais para preservar os direitos de civis em zonas de combate do que qualquer outro exército na história da guerra.

Obrigado, Senhor Presidente.

 

* Colonel Richard Kemp

 

Nota

[1] Pavlov, Ivan Petrović  (1849-1936) Psicofisiólogo russo, ganhador do prêmio Nobel da medicina e fisiologia em 1904 por seus trabalhos… A pedagogia, publicidade e propaganda baseiam-se sobre a reflexologia pavloviana. Suas principais obras são: a Psicologia e Psicopatologia experimental (1903) e Reflexos Condicionados(1932).

Em um português mais direto: Quando se diz sobre presunção automática e pavloviana” é a famosa opinião pré-formada mesmo sem conheçer o assunto. E as opiniões préformadas podem ser de origem cultural, religiosa, política, social, etc.

 

Fonte

1. UN Watch Org

This entry was posted in World. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s