Alimentos Nutracêuticos


“Que o seu alimento seja o seu remédio, e que o seu remédio seja o seu alimento”, Hipócrates.

Por Márcio Bontempo*

Nosso organismo não foi feito para processar substâncias sintéticas {1}.

Com a evolução dos conceitos e da filosofia da medicina e a difusão da medicina tradicional pelo mundo, com a valorizaçao dos recursos da natureza na promoção da saúde (inclusive com o estímulo da Organização Mundial de Saúde) e com o advento da medicina ortomolecular, diversos produtos naturais e alimentos estão sendo pesquisados e aplicados, tanto no tratamento como na prevenção das doenças. Assim surgiu o conceito de alimento funcional, ou nutracêutico.

Os alimentos funcionais {2}, como o alho, não atuam exatamente como medicamentos combatendo os sintomas, mas resgatando e revigorando a capacidade natural de cura do nosso próprio corpo.

Os alimentos funcionais são classificados pelo FDA (Food and Drug Administration, agência que controla os medicamentos e alimentos dos Estados Unidos) e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil) como “grupo de elite dos nutrientes humano”. Além dos nutrientes naturais esses alimentos também contêm componentes de ação protetora, medicinal, terapêutica e curativa. Além do alho, fazem parte deste grupo: cebola, uva (suco e vinho), soja, tomate, limão, arroz integral, abacaxi, gengibre, mamão, açaí, caju, pimentas, imbú, etc.

O alho, por exemplo, age em nossos organismos como um antioxidante natural, combatendo os radicais livres – partículas desgarradas de oxigênio que circulam em nossos corpos, ‘enferrujando-o’ as células e envelhecendo precocemente os tecidos, atacando o DNA (ADN, em português) e atrapalhando as funções vitais.

Viva saudável…

Notas

{1} – Alimentos sintéticos – São substâncias elaboradas ou produzidas artificialmente por meio de preparações químicas (sínteses químicas), produzidas em laboratórios e indústrias.

{2} – Dr. Márcio Bontempo, Alho: Sabor e Saúde, Alaúde Editorial, São Paulo, 2007.

This entry was posted in Health and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Alimentos Nutracêuticos

  1. Mary Ando says:

    Nao concordo com o conceito dos alimentos funcionais e nutraceutico.Desenvolvo um trabalho de pesquisa alimentar mais de 8 anos , tenho obtido varios resultados de recuperaçao de saude, os medicamentos combate as enfermidades curando as doenças e os alimentos adequados regeneram as celulas contaminadas restaurando a qualidade de vida.Para saber se estamos alimentando corretamente basta verificar pessoalmente “Se alimentamos quatro vezes ao dia, o correto seria ir ao banheiro quatro vezes eliminar as fezes, mas se pelo menos conseguirmos ir duas vezes ao dia nossa alimentaçao esta debilitada”.
    Uma alimentaçao adequada e individualizada dependendo o estado do paciente.Ex: uma pessoa com cancer,hiv/aids, tuberculose, reumatismo,artite, hemofilia, anemia falciforme, necessita de 65 % de alimentos levedados e fermentados naturalmente sem aditivo quimico.As fibras tambem fermentadas.
    Estas sao os experiencias realizadas em pessoas voluntarias que melhoraram a qualidade de vida.
    Pessoas que consumiram alimentos que produzo manualmente levedados e fermentados de graos e fibras, supenderam o s medicamentos como prisao de ventre,asma, renite, bronquite,sinusite,alergia, depressão,Tpm, enxaqueca.
    Na realidade ingerimos alimento sem preocupar se estao nutrindo as celulas e bebemos agua em horario errado que nao limpam o organismo.
    E a resposta vem ao decorrer do tempo.
    A funçao dos alimentos sao perfeitos , elas exercem o seu papel sem falhar,o homem que nao esta sendo coerente em aproveita-lo.
    ” UM CORPO SADIO NAO EXISTE EXCESSO DE RADICAIS LIVRE,NEM ENFERMIDADES’

  2. frankherles says:

    Mary
    Parabéns por suas pesquisas. Informações importantes e oportunas para todos aqueles que desejam levar uma vida mais saudável, livre de produtos químicos ao qualquer alimento tecnologicamente modificado.
    Se tiver mais informações, favor enviar para que possamos redigir um texto sobre esta importante questão.
    Excelente tema para uma tese de mestrado.
    Sucessos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s