Além da lógica comum


Por Antônio Carlos Coelho*

Parece estranho trocar mortos por perigosos terroristas. Foi isto que fez Israel, agindo além da lógica e do senso comum. Trocou os restos mortais dos dois soldados da reserva, Eldad Regev e Ehud Goldwasser, seqüestrados em 2006 pelo Hizbollah, por assassinos. É óbvio que não é bom para Israel libertar aqueles que representam uma ameaça. No entanto, há valores morais e religiosos mais elevados do que qualquer orientação política ou de segurança.

Para o judeu e o judaísmo a vida está acima de tudo e o corpo que um dia foi portador de vida merece respeito e dignidade. Para Israel, é um dever moral repatriar judeus, mesmo os mortos, uma vez que esses morreram a serviço da segurança do seu povo. Os que lutam pela causa de Israel e do seu povo merecem a honra do repouso eterno em solo do país pelo qual lutaram.

Todavia, enquanto uns festejam a libertação de agentes do terror, outros choram a perda de jovens soldados. Esta oposição, festejos e lágrimas, aponta para a diferença de valores e objetivos entre grupos do extremismo islâmico e o Estado de Israel.

Diante de objetivos e valores morais tão opostos, o diálogo sobre a paz torna-se absurdo. Não haverá paz enquanto os vizinhos de Israel não se organizarem de forma democrática e não investirem os lucros obtidos do petróleo para o crescimento econômico e para a qualidade de vida da sua população.

Não será possível paz enquanto a morte valer mais do que a vida e, nas palavras de Golda Meir, “enquanto os árabes não amarem seus filhos na mesma intensidade que odeiam Israel”.

* Antônio Carlos Coelho, professor do Studium Theologicum de Curitiba e da Faculdade Evangélica do Paraná.

Fonte

1. Gazeta do Povo

This entry was posted in World and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s