Venezuela invade o Brasil


Em ações ilegais aviões militares da Venezuela sobrevôaram e pousaram em aldeia indígena ianomamis, em Roraima.

Por Memélia Moreira

Helicópteros e outras aeronaves do Exército da Venezuela fizeram sobrevôo ilegal dentro do espaço aéreo brasileiro e chegaram inclusive a pousar numa aldeia indígena, em Roraima, no dia 8 de agosto de 2007. A denúncia foi feita por lideranças do povo Ianomami, em carta endereçada às autoridades brasileiras. Os líderes manifestam sua preocupação porque acreditam que os militares do país vizinho estão apoiando garimpo dentro da area indígena.

A violação do espaço aéreo, seguido do pouso do helicóptero das Forças Armadas da Venezuelaa aconteceu na aldeia de Xitei e foi presenciada por representantes do Ministério Público Federal e da Diocese de Roraima que estavam visitando os índios.

Embora o chefe do Comando Militar da Amazônia, general Raimundo Nonato de Cerqueira Filho tenha alertado para o “vazio de poder’ na região, afirmando que a ausência do Estado brasileiro na faixa de fronteira norte facilite a expansão do narcotráfico, os líderes Ianomami informam que os militares brasileiros dos destacamentos da serra das Surucucus e da região do rio Auaris, mesmo avisados da invasão do espaço aéreo não tomaram nenhuma providência e “isso não é bom”, afirmam os líderes.

A carta dos índios

Assinada pelo tesoureiro da Associação Hutakara Yanomami, Dário Vitório Kopenawa Ianomami, a carta endereçada às autoridades diz:

“Nós Ianomami, membros da Hutukara Associação Ianomami, fizemos este documento. No dia 08/08/2007 durante nossa reunião na região do Xitei vimos um helicóptero do exército venezuelano (sobrevoando), havia também não-indígenas (vendo isso conosco).

Ao pousarmos na pista do Xitei, na floresta brasileira, lá estava o helicóptero da Venezuela vindo em nossa direção, todos nós o vimos. Havia representantes da Diocese, Ministério Público Federal, o chefe do Distrito Sanitário Especial Ianomami e Ye´kuana, o membro da Hutukara Associação Ianomami. Foi assim que nós vimos o helicóptero da Venezuela.

Nós Ianomami ficamos muito preocupados, por isso fizemos este documento. Na região do Surucucu se encontra o Exército Brasileiro mas ele não falou ainda, o que é não é bom. Em Auaris há também o Exército Brasileiro mas ele não ficou realmente com os olhos atentos a isso. Os venezuelanos talvez estão procurando por ouro no Brasil, é o que nós Ianomami pensamos.

O pessoal (Ianomami) de Xitei vive na terra do Brasil. Como o Exército Brasileiro realmente pensa sobre este assunto? Quando os habitantes da Venezuela entram no Brasil vocês do Exército Brasileiro não falam nada? Vocês estão presente na terra-floresta yanomami, mas por que não mostram sua valentia? Por esses motivos, nós Ianomami estamos muito preocupados, pelo fato do Exército não falar nada.

Assim foram nossas palavras.

Atenciosamente.

Dário Vitório Kopenawa Ianomami, Tesoureiro da Hutukara Associação Ianomami- HAY

Esta não é a primeira vez que representantes do Exército venezuelano invadem a área indígena. Em 2003, soldados daquele país chegaram a pernoitar na aldeia Poimopë no alto Mucajaí, quando intimidaram uma funcionária da organização Urihi Saúde Ianomami. Na mesma época, um outro grupo de venezuelanos ocupou uma pista de pouso de um garimpo clandestino no rio Catrimani, dentro do território brasileiro, quando torturou brasileiros e saqueou o acampamento.

Nota

1. Matéria publicada originalmente em DefesaNet

This entry was posted in South America and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Venezuela invade o Brasil

  1. Edmar says:

    O Governo Brasileiro deve ficar alerta ao que está acontecendo na fronteira com a Venezuela, e também em outros pontos de fronteira.

    Para acabar com isso:
    O Governo Brasileiro deve aumentar o efetivo do Exército Brasileiro e aumentar seus soldados nas regiões de fronteira, e além disso, o Exército precisa de lanchas(…Tipo aquelas de fabricação Norueguesa que são de patrulha equipadas com metralhadoras e mísseis…) para patrulhar os rios amazônicos e precisa de helicópteros de transporte e ataque.
    O Governo Brasileiro precisa definir o Projeto FX-2 e equipar a FAB rapidamente, além de fabricar mais aviões de alerta antecipado…
    O Governo Brasileiro precisa por em fabricação os novos submarinos Brasileiros e a fabricação das novas Fragatas, além de Corvetes e outras embarcações…

  2. Edmar says:

    Agora o mais importante, é que o Governo Brasileiro reative a industria Bélica Brasileira…

  3. Xandiko says:

    É dificil de entender, a Venezuela invade o território e espaço aéreo do Brasil e o nosso governo investe naquele país com nosso dinheiro (impostos), pq o Brasil em vez de fazer Hidrlétricas na Colombia, Poços de Petróleo na Bolivia e outros, não investe nas forças armadas brasileiras que estão carentes de verbas para que nós brasileiros pudessemos ter a certeza de que estamos protegidos de qualquer tentativa, seja ela por parte de países sul americanos ou grandes potências que se dizem amigas. Não existe país amigo e sim interesses em comum. ACORDA BRASIL!!!! Vamos investir em nós mesmos para que amanhã havendo necessidade, possamos sentar a PUA neles.
    Xandiko/Niterói/RJ

  4. Miguel says:

    O que vamos fazer?

    temos que avizar o Lula prq ele esta dormindo….

    ACORDA LULA SEUS FALSOS AMIGOS ESTA INVADINDO O PAIS

  5. jorge says:

    Issi é uma vergonha para o Brasil. O Lula faz de conta que não é nada. Também com a sucata que o exercito, a fab e a marinha tem qualquer louco ameça a gente. Chegou a hora de termos um governo que não se borre com esses bolivarianos palhaços.

  6. patriota says:

    É isso que dá deixar uma imensa área de terra para um pouquinho de índios tomar conta, tomara que garimpem mesmo, que levem todo o ouro ,urãnio diamantes e nióbio da região, se os brasileiros não têm o direito de explorá-los, deixem os hermanos venezuelanos levarem, de qualquer forma os americanos vão fazer isso mesmo.

  7. Paulo E. Astuto says:

    Olha, seria bom que a Venezuela invada o Brasil e anexe o Estado de Roraima e as terras brasileiras até a cidade de Manaus (Rio Negro). Só desse modo os canalhas que conduzem nossa nação, iriam levar a segurança nacional a sério. Como diz o jargão popular: “os tolos só aprendem com a dor e não pelo amor”.

  8. Almir Bispo says:

    Poderia ser também alguma outra potencia usando as bandeirinhas da Venezuela e com mercenários falando Espanhol ?
    Não seria genial ?O que você acham?Ainda conseguiria Jogar Brasil contra Venezuela.
    Temos que pensar de forma mais elaborada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s