Cozinha natural


Por Alexandra D Soares

O homem nasce nú, mas não nasce livre. Morreria imediatamente se não tivesse um abrigo para protegê-lo e mãe para alimentá-lo. Entretanto está destinado a tornar-se a criatura mais livre sobre a terra, passando por todo o tipo de provações naturais e uma educação humana.

Mensencéfalo

A fim de adquirir as faculdades humanas, ele deve desenvolver seu mecanismo mais preciso, o corpo humano, até o ponto em que ele possa manter a atividade correta dos diversos órgãos. Deve desenvolver seu mesencéfalo {1}, de forma a conservar calma e elegância, mesmo na tormenta, na borrasca {2}, no dilúvio, na guerra e na desesperança, na hostilidade e em todas as provações. Deve desenvolver seu mesencéfalo para ser capaz de apreciar o humor de Mark Twain, a simplicidade de um Haikai, a grandiosidade de uma pequena flor e a utilidade da inutilidade.

Ainda mais, deve transmutar todas as coisas segundo seu próprio desejo. O vegetal em animal, os hidratos de carbono em açúcar, o açúcar em proteínas, o sódio em potássio, o magnésio em ferro, os alimentos em sangue, a amargura em doçura, a cólera em alegria, a angústia em serenidade, a inveja em generosidade, o exclusivismo em estado de suprema compreensão e a arrogância em humildade.

O poder de realizar estas transformações, esta é a liberdade que todos os homens desejam adquirir. Uma tal liberdade é possível quando os fluídos de nosso corpo, nossos órgãos, os sistemas nervoso e hormonal do cérebro estão sãos. O estado fisiológico do homem é função da sua liberdade de transmutação.

Uma tal liberdade de transmutação desenvolver-se-á através da prática diária, especialmente no comer e no beber. A disciplina a ser observada para adquirir liberdade de transmutação, é a alimentação natural e a preparação desta alimentação, é a cozinha natural com base no Princípio Único.

A Alimentação

A preparação culinária facilita a transmutação tornando-a mais fácil e rápida. Sem uma preparação culinária correta, o homem terá muitas dificuldades para assimilar e digerir alguns dos alimentos que ingere, em manter seu estado homeostático interno, e a saúde e felicidade mentais no meio de todos os stress e tensões perpétuas a enfrentar. A cozinha não é simplesmente a técnica que permite fazer deliciosos pratos, mas é também uma cerimônia sagrada, onde a natureza e o homem se encontram. Os alimentos são os principais elementos da vida. A cozinha é o laboratório onde a vida é criada. Deve ser praticada com sentido artístico, precisão científica e profunda sabedoria.

A cozinha natural com base no Princípio Único é um estudo que dura toda a vida, assim como uma disciplina que não se deve esquecer jamais. Ela é a fonte que proporciona um corpo forte e um discernimento elevado, sem os quais o homem nunca poderia atingir a liberdade e a felicidade.

Nota

Artigo desenvolvido a partir de estudos de Antuán Stauder – Terapeuta holístico.

Complementos

{1} Mesencéfalo: Parte do encéfalo que compreende os tubérculos quadrigêmeos, os pedúnculos cerebrais e o aqueduto cerebral, e que deriva da vesícula cerebral média (O Encéfalo é a parte do sistema nervoso central contida na cavidade do crânio, e que abrange o cérebro, o cerebelo, pedúnculos, a protuberância e o bulbo raquiano)s.

{2} Burrasca – Vento forte e súbito acompanhado de chuva.

This entry was posted in Health and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s