Recém-nascido deve dormir de barriga para cima


Por UOL *

Os recém-nascidos devem dormir de barriga para cima, posição que reduz a possibilidade de os bebês padecerem de morte súbita, asseguraram hoje, quinta-feira, em Montevidéu médicos de um centro latino-americano ao divulgar os resultados de um estudo feito na maioria dos países da região.

As autoridades médicas “devem adotar uma conduta uniforme e explícita para deitar os recém-nascidos de barriga para cima e recomendar essa prática aos pais”, assinala o trabalho feito pelo Centro Latino-americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano (CLAP), com sede na capital uruguaia.

“As recomendações dadas no hospital têm uma grande influência sobre a posição que os pais adotam ao deitar seus filhos”, o que acaba sendo “uma intervenção singela, sem custos e efetiva que ajuda a reduzir os índices de síndrome da morte súbita entre os lactantes”, acrescenta o relatório.

O trabalho é fruto de uma pesquisa feita há três anos em hospitais de Antigua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bahamas, Brasil, El Salvador, Guatemala, Guiana, Jamaica, México, República Dominicana, San Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Saint Kitts, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Também destaca que desde que a Academia Americana de Pediatria impulsionou a campanha “Bebês de barriga para cima” a incidência de morte súbita, chamada também morte branca, diminuiu mais de 40 por cento nos Estados Unidos, o que não aconteceu na América Latina e no Caribe.

A pesquisa foi feita pelos médicos Maria Cafferata, Fernando Althabe, José Belizán, do CLAP, e Stefany Cowan e E. Nelson, do Departamento de Pediatria da Universidade de Hong Kong.

No trabalho menciona-se que só em 15 por cento dos hospitais latino-americanos e caribenhos informação escrita sobre a correta posição dos recém-nascidos é passada aos pais.

O relatório assinala que na maioria dos centros médicos consultados as enfermeiras colocavam os bebês para dormir de lado, posição que -adverte- não é recomendada porque aumenta o risco de morte súbita uma vez que o lactante tem mais probabilidades de girar e ficar de boca para baixo.

Dos hospitais que responderam à enquete dos pesquisadores, em 18 (8,5 por cento) deitava-se as crianças sãs de boca para baixo, em 104 (48,8 por cento) de lado, em 53 (25,2 por cento) de boca para cima e em 37 (17,5 por cento) não era adotada uma posição definida ou as respostas foram inconsistentes.

Nota

1. Matéria publicada originalmente pela UOL Últimas Notícias

About these ads
This entry was posted in Health and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Recém-nascido deve dormir de barriga para cima

  1. Pingback: millermaike no diHITT

  2. Antonilton says:

    Dormir de barriga para cima

  3. dani says:

    Interessante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s