Recém-nascido deve dormir de barriga para cima


Por UOL *

Os recém-nascidos devem dormir de barriga para cima, posição que reduz a possibilidade de os bebês padecerem de morte súbita, asseguraram hoje, quinta-feira, em Montevidéu médicos de um centro latino-americano ao divulgar os resultados de um estudo feito na maioria dos países da região.

As autoridades médicas “devem adotar uma conduta uniforme e explícita para deitar os recém-nascidos de barriga para cima e recomendar essa prática aos pais”, assinala o trabalho feito pelo Centro Latino-americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano (CLAP), com sede na capital uruguaia.

“As recomendações dadas no hospital têm uma grande influência sobre a posição que os pais adotam ao deitar seus filhos”, o que acaba sendo “uma intervenção singela, sem custos e efetiva que ajuda a reduzir os índices de síndrome da morte súbita entre os lactantes”, acrescenta o relatório.

O trabalho é fruto de uma pesquisa feita há três anos em hospitais de Antigua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bahamas, Brasil, El Salvador, Guatemala, Guiana, Jamaica, México, República Dominicana, San Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Saint Kitts, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Também destaca que desde que a Academia Americana de Pediatria impulsionou a campanha “Bebês de barriga para cima” a incidência de morte súbita, chamada também morte branca, diminuiu mais de 40 por cento nos Estados Unidos, o que não aconteceu na América Latina e no Caribe.

A pesquisa foi feita pelos médicos Maria Cafferata, Fernando Althabe, José Belizán, do CLAP, e Stefany Cowan e E. Nelson, do Departamento de Pediatria da Universidade de Hong Kong.

No trabalho menciona-se que só em 15 por cento dos hospitais latino-americanos e caribenhos informação escrita sobre a correta posição dos recém-nascidos é passada aos pais.

O relatório assinala que na maioria dos centros médicos consultados as enfermeiras colocavam os bebês para dormir de lado, posição que -adverte- não é recomendada porque aumenta o risco de morte súbita uma vez que o lactante tem mais probabilidades de girar e ficar de boca para baixo.

Dos hospitais que responderam à enquete dos pesquisadores, em 18 (8,5 por cento) deitava-se as crianças sãs de boca para baixo, em 104 (48,8 por cento) de lado, em 53 (25,2 por cento) de boca para cima e em 37 (17,5 por cento) não era adotada uma posição definida ou as respostas foram inconsistentes.

Nota

1. Matéria publicada originalmente pela UOL Últimas Notícias

This entry was posted in Health and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Recém-nascido deve dormir de barriga para cima

  1. Pingback: millermaike no diHITT

  2. Antonilton says:

    Dormir de barriga para cima

  3. dani says:

    Interessante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s