Laranja – Alimento e Remédio


Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com estudo australiano.

A Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%.

Uma porção extra de frutas cítricas por dia – além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia – pode também reduzir o risco de um derrame em 19%.

“As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas”, disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO.

O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu “indícios convincentes” de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete.

Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.

Em outro estudo sobre os beneficios da laranja sobre o organismo foi apresentado pela Universidade de Ontário Ocidental. por esse estudo ficou comprovado que “os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano” e que, após ter realiado testes em 25 homens e mulheres, constatou-se que os níveis de bom colesterol (HDL) haviam aumentado em 21% e a relação LDL/HDL reduziu em 16%, após o consumo do suco por quatro semanas”.

Propriedades nutricionais

Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Propriedades medicinais

Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.

Alternativas naturais

Contra Insônia – Coloque 1 colher (de sopa) de flor de laranja em 1 xícara (de chá) de água quente por 10 minutos. Coe e tome ao deitar-se.

Como Aperitivo – Macere, por 15 dias, 20 g de casca de laranja e ½ noz-moscada em pó em 250 ml de álcool a 70º. Coe e junte 1 litro de água destilada e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e guarde em vidro tampado. Tome uma colher (de sopa) antes das principais refeições.

This entry was posted in Health and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s