Nanotecnologia – Israel cria computador biológico


Um grupo de cientistas israelenses do Instituto Technion criou o computador biológico. Ao contrário dos computadores convencionais eletrônicos que utilizam hardware, software e dados para fazer cálculos, este dispositivo usa moléculas para calcular. É o mesmo que acontece no corpo humano e em todos os sistemas biológicos, explica o professor Ehud Keinan, membro do projeto.

Segundo Keinan cada um de nós tem um computador biomolecular, ou seja, uma máquina na qual todos os componentes são moléculas se comunicando entre si de forma lógica e ordenada. O professor detalha que biologicamente o hardware e o software são complexas moléculas biológicas que se ativam mutuamente para executar algum trabalho químico predeterminado, seguindo um conjunto específico de regras que seriam o software.

Baseando-se nessa teoria que o grupo israelense criou o biocomputador ou computador molecular. Mas segundo a equipe do Dr. Keinan sua criação é bem mais simples do que um organismo vivo completo. Ele é composto de moléculas de DNA e enzimas e tem a capacidade de gerar um fenômeno biológico cuja saída é a alteração da cor de um organismo vivo, como no caso da cor de uma colônia de bactérias.

No entanto, o professor ressalta que o objetivo do computador biológico não é substituir ou concorrer com as máquinas eletrônicas. Mas acredita que a sua capacidade de interação das moléculas com outros sistemas biológicos e outros organismos vivos pode revolucionar a medicina.

Nota

1. Matéria publicada originalmente no Portal UOL, em 03/09/07

This entry was posted in Science & Technology and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Nanotecnologia – Israel cria computador biológico

  1. Ana Clara says:

    Israel. Este é a nação dos eleitos. Não para ser melhores do que os outros, mas para divulgarem a Lei de Deus para o mundo. Que Jesus abençoe esse povo para sempre…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s