Vaticano prepara encontro com líderes muçulmanos


O Vaticano está organizando um grande encontro entre líderes religiosos católicos e muçulmanos, que deverá ser realizado em Roma, durante a Primavera. A notícia foi divulgada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, em declarações ao jornal “L’Osservatore Romano”.

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso espera reunir-se com um grupo de representantes muçulmanos, em Fevereiro ou Março, para preparar esse encontro que, “de certa forma, pode ser definido como histórico”, afirma o Cardeal Tauran.

Bento XVI foi um dos destinatários da carta enviada por 138 inteletuais do mundo muçulmano, na qual deixavam um apelo em nome da paz e da compreensão entre o Islã e o Cristianismo. Posteriormente, o Papa recebeu o rei da Arábia Saudita e convidou os dignatários muçulmanos para uma visita ao Vaticano, defendendo o diálogo “fundado no respeito e no conhecimento recíproco”.

“Continua a ser verdade que, para alguns muçulmanos, o diálogo inter-religioso não é nem uma realidade nem uma prioridade. Mas é também verdade que estamos assistindo um acontecimento importante na carta aberta”, afirmou D. Tauran. “Os 138 signatários dela representam efetivamente 43 países”, precisou.

Entre os pontos constantes da agenda do encontro incluem-se o respeito pela dignidade humana e o ensino da tolerância nas novas gerações, disse o membro da Cúria Romana.

This entry was posted in Europe and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Vaticano prepara encontro com líderes muçulmanos

  1. Cassiano Ricardo Freitas says:

    Gostei da posição de diálogo adotada pelo santo padre,espero que tenha sucesso em suas conversas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s