Eleição presidencial de 2008 – Estados Unidos


A eleição presidencial de 2008 nos Estados Unidos será realizada em 4 de novembro. Será a 55a consecutiva quadre-anual eleição para presidente e vice-presidente dos Estados Unidos. Neste ano, esta eleição presidencial coincide com eleições no Senado, Câmara dos Representantes, gubernatorial eleições, e muitas eleições estaduais e locais.

Nos termos do artigo II da Constituição dos Estados Unidos, conforme a décima segunda emenda, um Colégio Eleitoral vai eleger o presidente. Esses eleitores são nomeados pelos mecanismos escolhidos por cada estado da legislatura (predominantemente, por voto popular dos eleitores de cada Estado). A pessoa que recebe a maioria dos votos para presidente – 270 votos são necessários para uma maioria – será o presidente – eleito dos Estados Unidos, bem como a pessoa que recebe a maioria dos votos eleitorais para vice-presidente será o vice-presidente eleito dos Estados Unidos. Se nenhum candidato presidencial recebe uma maioria no Colégio Eleitoral, o presidente será eleito pela Câmara dos Representantes, com cada Estado com direito a um único voto. Se nenhum candidato a vice-presidente receber uma maioria, o mesmo será eleito em votação do Senado. Embora raros, estes cenários, ocorreram duas vezes na história da América, em 1825 e 1837.

Como na eleição presidencial de 2004, a atribuição de votos eleitorais de cada Estado será parcialmente baseado no Censo 2000. – O presidente e vice-presidente eleitos tomarão posse na terça-feira, 20 de janeiro de 2009.

This entry was posted in North America and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s