Algumas dicas para você escrever melhor


1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado

O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura.

Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.

2. Saiba onde você quer chegar

Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.

3. Torne a leitura fácil e agradável

Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas “dicas”).

4. Seja Direto e objetivo

Sempre que possível, use a voz ativa.

Voz Passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia do mercado”.

Voz Ativa – “Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado”.

5. Evite “clichês”

Use suas próprias palavras.

Clichê – O último, mas não menos importante…

Direto – Por último…

6. Evite o uso de advérbios vagos

E não esclarecedores, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”.

Vago – O projeto está um pouco atrasado.

Direto – O projeto está uma semana atrasado.

7. Use uma linguagem simples e direta

Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.

Jargão – Input, Output.

Português comum – Fatos/informações, resultados.

8. Ache a palavra certa

Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.

9. Não cometa erros de ortografia

Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

10. Não exagere na elaboração da mensagem

Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

11. Ataque o problema

Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

12. Evite palavras desnecessárias

Escreva o essencial. Revise e simplifique.

Não Escreva

Escreva

Plano de ação

Plano

Fazer um debate

Debater

Estudar em profundidade

Estudar

No evento de

Se

Com o propósito de

Para

A nível de Diretoria

Pela Diretoria

13. Evite abreviações, siglas e símbolos

O leitor pode não conhecê-los.

14. Não se contente com o primeiro rascunho

Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.

Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.

15. Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes

E dê total liberdade para comentários e sugestões.

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3 Responses to Algumas dicas para você escrever melhor

  1. Pingback: Vânia B. Alencar

  2. As dicas são corretas e úteis até para quem é do ramo. Eu, por exemplo tenho o péssimo costume de não revisar, com rigor, o que escreveo. Resultado: alguns de meus textos contêm erros de digitação. Mas vou me policiar mais. Deixei meu voto para esse post lá no diHITT.

    Abraços

  3. Viu só? Cometi erros no primeiro comentário, como você pode verificar.

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