Não Descendemos dos Neandertais


Por Frank Herles Matos

New York – Katerina Harvati e outros colegas paleoantropólogos da Universidade de Nova York, após longa seqüência de análises {1} computadorizadas de modernos crânios humanos, Neandertais, macacos e primatas, afirmaram que obtiveram firmes evidências de que os homens modernos não descendem dos Neandertais – extintos há 30 mil anos.

“As informações que obtivemos comprovam que somos fisicamente diferentes dos Neandertais; portanto, esses seres devem ser considerados espécies separadas do Homo sapiens, e não sub-espécies”.

“Pelas evidências ora apresentadas, rejeitamos o modelo de continuidade regional para a Europa, que apresentava uma visão de que os Neanderthais representavam uma espécie humana extinta”, escreveu Harvati com colegas nos documentos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Por outro lado, também há fortes evidências de que os Homo sapiens neanderthalis – como são conhecidos cientificamente – interagiram com os modernos Cro-Magnons, ancestrais dos homens modernos – Homo sapiens sapiens como a ciência nos classifica. Exatamente por isto muitos antropólogos ainda acreditam que os Neandertais contribuíram na formação de ancestrais dos modernos europeus.

Referências

{1} – Resumo de analises e exames realizados:

a) A metodologia utilizada pela doutora Katerina Harvati e equipe é uma combinação do que há de mais moderno em tecnologia de imagem tridimensional por computador com o antigo e conhecido método de tentativa e erro de determinação de espécies.

b) Exames de 10 espécies de primatas não-humanos como chimpanzés, gorilas e babuínos; e de crânios de homens modernos e Neandertais;

c) Medições de 16 crânios-padrão e marcas faciais, utilizando imagens tridimensionais sobrepostas umas às outras;

d) As diferenças de medidas – especialmente faciais – entre homens modernos e Neanderthais mostraram-se significativamente maiores que aquelas encontradas entre subespécies de macacos e outros primatas.

Artigos Relacionados

1. Evolução – uma teoria em crise

2. Teoria da Evolução em Crise

3. Os Nativos estão Inquietos

4, A História Oculta Da Raça Humana

About these ads
This entry was posted in Science & Technology and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s