Jesus nasceu 3.000 anos antes de Cristo


Por Victor M. Amela *

As informações contidas nesta entrevista não visam, em nenhum momento, depreciar cristãos e nem muito menos combater sua fé, convicções e teologias, simplesmente retransmitir informações de um estudioso em religião.

“No início Llogari Pujol amava tanto a Jesus que decidiu abdicar de sua vida pessoal para servi-lo, ajudando a espalhar suas mensagens de amor à humanidade. Com essa determinação entrou para o Seminário de Vic, onde estudou por sete anos. Em seguida fez teologia na Universidade de Estraburgo e estudou textos bíblicos e egípcios por mais dez anos, aprendendo demótico em Sorbonne – Paris (com Mme. De Cenival) para ler nos textos originais. Já como Sacerdote continuou estudando textos antigos quando descobriu que os Evangelhos foram baseados em antigos textos egípcios. Isto o abalou profundamente, quase levando-o a loucura e a morte. Ao fim, perdeu sua fé, abandonou o sacerdócio, casou-se com uma companheira de estudos e juntos escreveram “Jesus, 3.000 anos antes de Cristo”. [1], [2].

 

Entrevista

Victor M. Amela – O senhor poderia se apresentar aos nossos leitores? 

Llogari Pujol – Tenho 62 anos e nasci em Taradell (Barcelona, Espanha). Fui Sacerdote, sou teólogo e investigo as fontes egípcias dos Evangelhos. Casei-me com a historiadora Claude-Brigitte Carcenac e temos dois filhos: Laetititia (20 anos) y Joan Tomás (14 anos). Hoje sou agnóstico.

 

Victor M. Amela – Como resumiria o livro que escreveu com sua esposa? 

Llogari Pujol - Os evangelistas construíram a vida de Jesus utilizando textos egípcios.

 

Victor M. Amela – Natal: o filho de Deus nasceu. Mas não faz 2.000 anos, há uma defasagem no calendário de três ou quatro anos, certo? 

Llogari Pujol - Não me refiro a três ou quatro anos´. Falo de 5.000 anos! A idéia do menino-deus nasceu 3.000 anos antes de Cristo.

 

Victor M. Amela – Como? A que menino-deus se refere? 

Llogari Pujol – Ao Faraó. À figura do Faraó do Antigo Egito: ele era considerado “filho de Deus”.

 

Victor M. Amela – Não vejo a relação entre o Faraó e Jesus. 

Llogari Pujol – Esta é a questão, o ponto: atribuíram a a Jesus os ensinamentos e os rasgos característicos do Faraó.

 

Victor M. Amela – Bom, quiçá haja coincidências, mas… 

Llogari Pujol – Não se trata somente de coincidências, os paralelismos são infinitos! A 3.000 anos a.C. o Faraó era considerado filho de deus, como Jesus. O Faraó era ao mesmo tempo humano e divino, como Jesus. Sua concepção era anunciada à mãe, como Jesus. O Faraó ressuscita, como Jesus. O Faraó ascende aos céus, com Jesus…

 

Victor M. Amela – Jesus é um clone do Faraó? Que coisa… 

Llogari Pujol – Você sabe a oração do Pai-Nosso, que nos dizem que Jesus criou e ensinou?

 

Victor M. Amela – É claro. “Pai nosso que estais no céu, santificado seja teu nome….” 

Llogari Pujol – Pois essa oração se encontra em um texto egípcio do ano 1.000 a.C! conhecido como ‘Oração do Cego’. Nesse mesmo texto estão também as que logo seriam as Bem aventuranças de Jesus. Ouça-me, toda a teologia do Antigo Egito manifestar-se-á em Jesus: “a teogamia (matrimônios divino) vem do Egito; deus engendra em uma rainha o novo Faraó; em demótico (texto egípcio do ano 550 a.C.), em ‘O Conto de Satmi’, está escrito que ‘A sombra de deus apareceu a Mahitulket e lhe anuncia’ que ‘Terás um filho e ele se chamará Si-Osiris'”…

 

Victor M. Amela – E o anjo da anunciação, Maria. 

Llogari Pujol – “Mahitulket significa ‘cheia de vida’ e Si-Osiris significa ‘filho de Osíris'”.

 

Victor M. Amela – E quem é Satmi, nesse conto? 

Llogari Pujol – O esposo de Mahitulket. Satmi significa ‘o que acata a Deus’, exatamente o mesmo que se fará com José, chamado ‘o justo’ pelos Evangelhos.

 

Victor M. Amela – Herodes quer matar a Jesus… 

Llogari Pujol – Na mitologia egípcia Seth quer matar ao bebê Hórus, e sua mãe, Ísis, foge com ele, exatamente como a Sagrada Famíli

 

Victor M. Amela – E o ouro, o incenso e a mirra… 

Llogari Pujol – Os egípcios os tinham como emanações do deus Rá. O ouro era sua carne, o incenso seu perfume e a mirra sua germinação.

 

Victor M. Amela – E os pastores? 

Llogari Pujol – Imagens do bons pastores estão pintadas em centenas de vezes em templos egípcios.

 

Victor M. Amela – E a circuncisão de Jesus? 

Llogari Pujol – A circuncisão masculina era prática comum entre os sacerdotes egípcios.

 

Victor M. Amela – A discussão de Jesus menino com sábios judeus?

Llogari Pujol – No conto de Satmi, Si-Osíris, aos 12 anos, discute frente a frente com os sábios do templo, assim como Jesus, nos Evangelhos!

 

Victor M. Amela – E do batismo de Jesus, o que me diz? 

Llogari Pujol – Contemple esta imagem de um sacerdote batizando o Faraó com água do Nilo. Tudo está em antigos textos, pinturas e baixo-relevos egípcios. Olhe este, do ano 3.000 a.C.: o rei Ptolomeu está prostrado ante Ísis e ela lhe he diz: “Dar-te-ei todos os reinos da terra”. Nos Evangelhos, Satanás tentará Jesus copiando isso, palavra por palavra.

 

Victor M. Amela – E que me diz dos milagres de Jesus? 

Llogari Pujol – Vê esta pintura de um banquete? Está na tumba egípcia de Paheri (1.500 a.C.): encena a conversão de água em vinho pelo Faraó. O mesmo milagre que fará Jesus nas Bodas de Canaã. E conte as jarras…

 

Victor M. Amela – Uma, duas, três… seis jarras. E daí? 

Llogari Pujol – No milagre de Jesus, as jarras são seis. Os teólogos ainda se perguntam: por que seis? Pois até a quantidade de jarras foi copiado do relato egípcio.

 

Victor M. Amela – Também o Faraó fez o milagre de multiplicar pães e peixes? 

Llogari Pujol – Não, isso o fez o deus Sobk, como conta o “Textos da Pirâmide” do ano 3.000 a.C. Sobk é o deus crocodilo e dá pescado e pão branco às pessoas da margem do lago Faium… E caminha por sobre as águas. Já captou?

 

Victor M. Amela – Já… 

Llogari Pujol – Uma curiosidade: nas pinturas góticas sobre as cenas da pesca milagrosas dos apóstolos foi descoberto que os peixes são “tilápias nilóticas”, espécie que só existe no rio Nilo.

 

Victor M. Amela – Algum outro paralelismo? 

Llogari Pujol – O relato de Sinuhé (2.000 a.C): é um príncipe que teme reinar, e se vai da corte ao deserto, entre beduínos e calamidades…

 

Victor M. Amela – Mas Jesus entra triunfal em Jerusalém! 

Llogari Pujol - Sim, já como “rei”… e sobre um asno. Ou seja, vencedor sobre o mal: o asno no Egito era Seth, o deus que matou a Osíris y ao que o filho deste, Hórus submete e monta.

 

Victor M. Amela – E sobre a última ceia? 

Llogari Pujol – Osíris, deus do trigo, ao morrer cada ano, permitia aos egípcios alimentar-se com seu corpo (pão). Nos “Textos das Pirâmides”, se chama também “Senhor do vinho”. E Osíris dá a beber seu sangue em um copo a Ísis, para que ela o lembre depois de sua morte!

 

Victor M. Amela – A ressurreição e ascensão de Jesus são também imitação da teologia faraônica? 

Llogari Pujol – Sim. Existia um ritual de “ressurreição” do Faraó morto – intervinham mulheres – após o que “ascendia aos céus”.

 

Victor M. Amela – Jesus reproduziu pela consciência esses padrões, ou lhes deram os evangelistas? 

Llogari Pujol – Minha tese é outra. Acredito que os Evangelhos foram compostos por eruditos sacerdotes judeu-egípcios do templo de Serapis em Sakkara (Egito) que, por razões ainda desconhecidas, traduziram palavra por palavra textos egípcios. Acredito que essas primeiras traduções mantiveram os atores e cenários originais, e milhares de anos depois, talvez já durante o império romano, os atores foram trocados para judeus e os cenários para israel. Logo contarei tudo em um livro.

 

* Victor M. Amela, jornalista espanhol 

 

Notas

1. Entrevista concedida e publicada pela revista “La Vanguardia“, em 25/12/2001

 

Notas de Rodapé

[1]. Comentário da Revista “La Vanguardia”

[2]. O livro, “Jesus, 3.000 anos antes de Cristo

About these ads
This entry was posted in History and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

52 Responses to Jesus nasceu 3.000 anos antes de Cristo

  1. Clayton says:

    Estou tremendo! Que horros! será verdade? DEUS Do Céu!!!

  2. Jose Moreira says:

    É tudo mentira do diabo!!!

    Escrito está: Disse Jesus: Ele (Satanás) foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – João 8.44.

    1 Timóteo 4:1 – Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.

  3. frankherles says:

    José Moreira
    Isto que você diz que “é tudo mentida do diabo” foi (e está) escrito em pedra a milhares de anos antes da primeira letra do Novo Testamento ser escrita.

    • Marcos says:

      Ocorre que o relato da existência de osiris, isis e horus é anterior a escrita dos evangelhos e anterior a Jesus.
      MAS o fato é que esta interpretação e desenvolvimento da história abordada por este tal Llogari Pujol foi escrita 3 décadas após a morte de Jesus.
      Ou seja, pegaram uma referencia egípcia de antes de Jesus, e criaram um enredo nesta história egípcia com base na história real de Jesus. Manipulando e mentindo ao dizee “Jesus é baseado em horus”.

      Abram seus olhos, existem pessoa astutas querendo tornar a verdade de Jesus Cristo em mentira.

  4. Edison says:

    Fiquei sabendo disso a pouco tempo e me impreciona que os crentes se preocupam muinto com oque esta escrito mais não com a fonte da escritura, a Biblia sofreu varias modificações em 325 D.C e 553 D.C, ai tiveram a ideia de colocar um selo anti-desconfiometro na Biblia dizendo que passara o ceus ea terra mais a palavra não passara, ha historia mostra que não e bem assim.

    E como sempre vem um crente e diz que tudo e intriga da oposição “DEMO”

  5. Marcel says:

    é uma ideia meio q grotesca e sem sentido pensar q um estudioso é um enviado do Diabo para deturpar a mente humana a seu favor… não nesse caso pois a propria historia nos mostra q loucos foram genios (como hitler) e genios foram loucos(como aisten). por tanto amigos, cabe a cultura predominante dar resultados, se predominarem religiosamente os cristãos, para eles serão sempre arautos do mal aqueles q contestam algo relacionado a suas crenças.

    em momento algum eu vi nessa entrevista o escritos mensionar q Cristo não existiu…

    ele apenas mostra q houve um mundo antes dele nascer, e q esses, q não conheciam a “palavra”, podem não estar condenados, pois se kem não a segue é condenado, os q não a conheciam por sua vez estão automaticamente condenados???

  6. karl says:

    Não é só da mitologia egpcia que o evangelho copia, da persa, babilonica e vai por ai afora.

    O cristianismo é mais uma religião mitologica como todas as outras que vieram antes dele, todas porém (igual o cristianismo) foram cultuadas durante milenios: hercules, horus, osiris, mitras e etc. Até hoje a Deuses redentores mais antigos do que o cristianismo sendo cultuados: é o caso de krisnah e buda , ambos são redentores , ambos também não tem provas de que existiram como não ha do jesus “mitologico” dos evangelhos. O caso do shidarta gautama(buda) e jesus( cristo) ou platão é o mesmo: o cara vive, depois colocam sobre eles um montarel de mitologias adequadas e comuns em suas épocas, por isto que colocaram que jesus nasceu em 25 de dezembro porque é o solsticio, mesma data que nasceram horus, mitras e outros, no seculo 1 milhares de mitrianistas se converteram ao cristianismo justamente porque o jesus apresentado a eles era identico ao mitras que ele seguiam.

    Como toda mitologia o cristianismo teve seu ápice(idade média), chegou a ter quase 70% do mundo como cristão, hoje é 30% e ainda sim ha poucos praticantes de verdade: perdeu espaço nos governos, se tornou secundario ou terciario na vida das pessoas e etc, o mesmo processo a qual todas as mitologias passaram até chegarem ao fim.

  7. ANDRE STUDART says:

    PAZ para todos!
    ANDRE STUDART.

  8. Tenho por min em base de estudos dos mais variadas ciênçias que o mundo que é està enorme esféra azul seja apenas uma bola de conflitos ;etinicos ;religiosos;cientificos ; que em éra em éra nós seres humanos temos a honra de sermos presentiados com pessoas iluminadas assim como Jessus que para min foi um grande sabío nas ciençias de soçiologia e políticas e assim éra Albert Heinsteim grande sabío nas cíençias exatas eé grande inventor resumindo tudo a religião apenas e um movimento político é sociologico essençial para manter o controle do bicho homen ;é o mundo eo grande teatro da vida onde artistas naçem e morren todo dia nesçe equilibrio perfeito para todo o sempre.

  9. Em outras palavras {voçe vai morre é não vai pro céu e bom aprender a vida é cruel }.

  10. Aneliza Aum says:

    Quando os senhores se purificarem, eliminarem do cérebro e da psiquê toda imundície acumulada, terão condições de compreender quem é Deus, quem é Jesus, quem é o Cristo e quem é Jesus Cristo.
    Como eles são perfeitos, nós temos a obrigação de nos tornarmos como eles, para compreender a sua natureza, os seus desígnios, os seus propósitos, etc.
    Elevem-se a sua altura, que toda esta, ignorância sobre as coisas Divinas, se desvanecerá.
    Esse senhor Llogari Pujol que deu a entrevista e escreveu o livro, acima citado, na realidade nunca amou o Cristo.
    Porque o Cristo não se acha em livros, nem nos bancos das Universidades e nem em textos originais ou falsos de qualquer Biblioterca ou Mosteiros.
    O Cristo é a Energia Divina que está dentro de cada um de nós. È o filho de Deus que vive e reina dentro de cada homem.”É a luz que ilumina cada homem que vem ao mundo”.
    Se esse senhor se voltasse para dentro de si próprio, com certeza encontraria o Cristo. Mas como resolveu fazer como a maioria das pessoas, buscar Deus fora, só encontrou confusão e desilusão.
    Bem feito, foi pego pelas artimanhas das energias das trevas, criando o seu próprio inferno!!!!!!!!!!!!!
    Deus seja louvado por sua eterna sabedoria e misericórdia.

    • Fernan Ramos says:

      Muito bem, Anelita!

      E muitos se esquecem que Jesus passou um tempo de sua vida no Egito. Jesus era um escolhido! Foi iniciado nos mistérios, justamente, no Egito.

    • Victor Hugo P.C. says:

      Sei, e se não estivesse nada escrito, você saberia de jesus por onde? viria a você nos seus sonhos? Ah, mas esse negócio de interpretar sonhos e estrelas não era astrologia? E isso não era mentira do diabo? humm… sei… pelos escritos… tudo pode ser mentira do diabo, inclusive, o próprio jesus…

    • Vicente de Paula e Silva Neto says:

      Pessoas querem duvidar da história única de Jesus, que tem conexões perfeitas entre os livros da Bíblia (escritos por diferentes pessoas, em diferentes tempos, em diferentes lugares), fazendo-o passar por plagiador de estórias de “deuses” que já faziam milagres antes de seu tempo na Terra, com base num estudioso que acabou ficando confuso e que errou em suas averiguações, e que se frustrou da existência de Jesus como Filho de Deus. A fé não pode ser medida pela ciência. Sempre em algum lugar do tempo sua fé será testada, mas persista em acreditar, por que a força que você encontra só vem Dele. O que vale mais? A história de um Homem única, conexa e completa no tempo e no espaço? Ou as estórias de diversas pessoas, entidades e deuses que congruem para a Dele?

  11. Aneliza Aum says:

    Aviso aos navegantes, que o Cristo não nasceu a 3.000 ou 5.000 anos atrás, como disse nosso amigo. Ele nasceu desde que o mundo é mundo. Nasceu bem antes de que qualquer homem surgisse na face da terra. Se tiver um pouco de luz no cérebro tente compreender o que estou dizendo.
    E o nosso amado Jesus, compreendeu esta verdade a tal ponto que se fundiu Nele, o Cristo, irradiando por todo o seu ser a sua Divina Luz.
    Se por outro lado, os lideres religiosos expressam esta verdade com textos mitológicos, com a bíblia, ou fábulas indiana, egípcia, grega, enfim com textos do mundo antigo… que mal há nisso? Se o objetivo principal é instruir os inumeráveis graus de consciência humana. Como também proteger estas verdades sagradas da ignorância dos incautos.
    Sr. Llogari Pujol, em vez de ficar incitando as pessoas a se revoltarem contra Jesus Cristo, porque não imita Jesus? E se transforma também num Cristo, se tornando o verdadeiro filho de Deus.
    Esta é a principal razão pela qual estamos aqui neste mundo. Primeiro tomarmos consciência de que o Cristo está dentro de nós, porque sómente através do filho, que podemos, ir ao Pai. Segundo, depois que estivermos irradiando a luz do Cristo, por todo o nossos poros, por toda a nossa alma, por todo o nosso ser, se uniremos ao Pai, se transformando em seus verdadeiros filhos. E terceiro, como filhos de Deus Pai somos a sua semelhança e herdeiros de toda onipotência, onisciência e
    Onipresença.
    Deus seja louvado.

    • Victor Hugo P.C. says:

      Em que ele incitou alguém a se revoltar? Você se revoltou? Você mesmo não acabou de dizer que a verdade se expressa pelos textos do mundo antigo… e que mal há nisso? E de repente fala que é incitar a revolta? Ora, não seria apenas clarear as coisas, e já que você mesmo diz, cristo sempre existiu?

      Bom, por outro lado, pra quem não crê, e tem apenas curiosidade histórica, fica bem melhor explicado que não só as pessoas vivem inventando histórias fantasiosas e mitológicas sobre pretensas divindades, como uma revelação nova, auto intitulada ‘novo’ testamento, talvez seja apenas a velha mitologia ‘reciclada’ e nada mais…

      Pessoalmente, acho que crianças tem seus amiguinhos imaginários, isso é bom para elas, cognitivamente, crescerem, ententerem as coisas, a imaginação é uma coisa muito importante para o ser humano, mas uma hora a criança cresce e se torna adulta, e para de confundir realidade com imaginação, passa a distinguir o que é real, verdadeiro, quem são seus amigos de verdade, e deixa para trás seus amiguinhos imaginários, ou transforma-os em personagens, e vira um artista, um escritor, um ator, ou algo assim e encena seus personagens inventados, trazendo-os à realidade, compartilhando-os com as outras pessoas. Isso uma pessoa sensata faz. Uma pessoa religiosa, fica apegada aos seus amiguinhos imaginários e aos seus temores imaginários o resto da vida, chama de deuses e demônios, funda uma religião, e passa a disseminar suas invencionices, e tem quem acredite nisso. Infantilidade. Religião nada mais é do que pura infantilidade. As pessoas deviam crescer.

  12. Mauro Ramos says:

    Estou lançando um desafio a seu Deus, por favor vocês que são tão íntimos que tal entrar nessa. um dos meus dedos foi decepado em um acidente, que tal fazê-lo crescer novamente? não pode ser tão dificil não é mesmo? é possível que digam que estou tentando me beneficiar, vou facilitar as coisas pro homem sou generoso, sugiro que me transforme em uma estátua de sal. Boa, essa receita existe na biblia não é possível que ele não lembre. Tenham fé vai ser possível, amanhã mesmo estarei aqui dando meu testemunho para o mundo. ou não?

    • Victor Hugo P.C. says:

      Eu posso imaginar que você ainda tem seu dedo. Ai está. É só uma questão de fé, de crença, ou de imaginação, é tudo a mesma coisa. Afinal, o que é um dedo senão um amontoado de átomos? Finja que está ai… Essa é a resposta dos crentes, se você acreditar, seu dedo está ai. Se não, a culpa é toda sua, é a sua falta de fé que impede seu dedo de estar ai… rsrsrsrsr….

  13. Mauro Ramos says:

    Sr. Llogari Pujol, em vez de ficar incitando as pessoas a se revoltarem contra Jesus Cristo, porque não imita Jesus? E se transforma também num Cristo, se tornando o verdadeiro filho de Deus.
    Boa dica vamos imitá-lo então. Que tal começar fingindo morrer e três dias depois voltarmos? Vamos prometer voltar e deixar esses bobos esperando mais de 2000 anos. Vamos sumir dos holofotes durante a nossa juventude e apareceremos somente nos instantes finais da farsa, assim nos protegemos das investigações. Que tal se modificarmos um pouquinho nosso livro, diremos que nascemos desde que o mundo é mundo, aquela conversa da virgem Maria fica sem valor ok? Algumas crianças serão mortas ( isso não tem importãncia não são meus filhos nem os teus não é? ) porque estarão tentando me matar achando que eu nasci da virgem. Bobagem eu nasci desde que o mundo é mundo.
    Detalhe, apesar da nossa Onisciência e Onipotência ” sabendo e podendo tudo “continuaremos permitindo crianças sendo estupradas, morrendo de fome e sede por causa da seca que poderíamos evitar, porque nós as amamos. Poderíamos escrever um livro com ensimentos, mas deixaremos a cargo de terceiros essa redação. Mesmo sabendo ” somos Oniscientes ” que esta não é uma boa idéia.
    E aqueles que duvidarem de nós serão punidos eternamente porque nós os amamos.
    Citaremos o que aconteceu com Judas o traidor que jogando as moedas ao templo foi se enforcar. Opa!!!! Tem alguem dizendo que ele comprou um campo com as moedas da recompença e só depois caiu em um abismo. Melhor agente ser bém enfático.
    Não duvidem,acreditem e pronto ou pegaremos você na nossa máquina de fritar almas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. cintia says:

    Sr. Llogari Pujol. Seu texto fala de Isis em primeiro lugar como a substituta de Maria mae de Jesus, porque ela tb foge para o deserto. Depois em outra resposta ela Isis se torna satanas porque ela aparece oferecendo, os reinos da terra para o Rei Ptolomeu para tenta-lo. Depois ela aparece como a esposa ou alguma coisa do tipo desse tal Osiris que era o deus do trigo e o senhor do vinho faz um ritual antes de morrer para que Isis beba o vinho e se lembre que isso e em memoria do sngue de Osiris. Na verdade, eu queria saber quem e essa Isis reamente?

    • Victor Hugo P.C. says:

      Que importa? É só mais um personagem fantástico, fantasioso, fictício, imaginário, é apenas filosofia humana, tentando explicar a moral, a ética, os costumes, e dar um ar divino, superior, sobrenatural, às suas conclusões, ao que você queria demonstrar, enfaticamente… Quer algo mais enfático do que dizer que foi o próprio Deus quem te revelou uma verdade absoluta? Há quem duvide? Acuse-o de ser Incrédulo e jogue os crédulos contra o infiel!

  15. jean cassio says:

    filho do diabo e isso que vc e ,mas nao se preocupa nao ,o seu destino e bem triste .VC enventa mentiras, calunias.Apalavra do meu DEUS diz ÁI DAQUELES QUE TIRAR UMA LETRA OU ACRECENTAR ALGUMA COISA MAIS TODAS AS MALDICOE QUE ESTAO NO LIVRO DA VIDA OU SEJA A BIBLIA CAIRAO SOBRE VCS.

    • Victor Hugo P.C. says:

      Todo mundo que escreve um livro sagrado usa essa mesma retórica. Como já tinham escrito isso no velho testamento, nem poderia haver um novo, já que é acrescentar uma coisa… Aliás, como assim acrescentar, se a biblia nem é um livro pronto escrito de cabo a rabo, que eu saiba, é um ajuntado de vários livros escritos em várias épocas por diversas pessoas… Então, como não acrescentar alguma coisa ou tirar alguma letra? Isso é mentira, papo do diabo, como dizem…

  16. bispo says:

    São apenas coincidências. A fé em Jesus foi divulgada pela tradição, a partir do testemunho de pessoas que conviveram com ele. Pedro foi um dos apóstolos, conheceu Jesus e seu corpo ainda se encontra no vaticano sepultado. Quer ligação maior? Muita gente deu a vida à leões no império romano em nome da fé. Ninguém morreria por fatos de 50 anos atrás (na época, claro) se não tivesse convicção da veracidade dos fatos em que acreditava.

  17. Elison says:

    Tudo aquilo que acreditarmos que seja verdade será!

  18. Amanda says:

    cara isso é tudo mentira não pode ser verdade, Deus não mentiria para nós, sim isso concerteza é armadilha do diabo para desviar as pessoas do caminho de cristo . u_u

  19. Samuka says:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

  20. Demetrius says:

    Muito interessante o artigo, pena que esse tipo de informação faça tantos ignorantes abrirem a boca.
    Mas parabens, quando o livro será comercializado?

    • frankherles says:

      Em espanhol e em inglês já está na terceira e segunda edições, respectivamente. Desconheço se há tradução e publicação em português.

    • Victor Hugo P.C. says:

      Falou tudo, muita gente ignorante, e pouca gente disposta a fazer traduções. Mas pra traduzir os amontoados de livros de autoria anônima da biblia estúpida sempre aparece algum gaiato…

      • Thais says:

        Victor, que bom que muitos querem expandir a palavra de Deus! E que bom que poucos queiram rebatê-la!
        Pena que as pessoas estão seguindo por um caminho tão vazio de fé…isso as leva a fazer tantas escolhas ruins…
        Demetrius, emitir opinião não é ignorante abrir a boca. Muitos podem pensar o mesmo de você. Já imaginou isso?
        Falo por mim…não sou ignorante…ao contrário…sou estudada, culta, tenho uma formação profissional…boa situação financeira…isso não veda os meus olhos…como dizem, nasci em berço de ouro…e com muito orgulho esse berço é cristão!
        Deus e Cristo têm coisas maravilhosas a oferecer para vocês…deixem que Eles entrem em suas vidas!
        Um abraço.

  21. Aneliza Santos says:

    È pelos frutos que conhecemos as arvores. Traduzindo, é pelas próprias palavras que conhecemos a natureza de cada indivíduo. O importante é que alguns neste momento, já se encontram totalmente incomodados, por uma força interna que o obriga a pecorrer o longo caminho da Busca. Deus seja eternamente louvado.

  22. Aneliza Aum says:

    Ilustríssimo Administrador

    Por gentileza daria para arrumar o meu nome acima trocando Aneliza Santos por Aneliza Aum, pois foi o nome que dei inicialmente. Como também cancelar este que só serviu como recado. Obrigado.

  23. barbara mada says:

    Tenho 40 anos, fui educada no cristianismo, mas aos 14 anos decidi le outras doutrinas, um ano depois estava confusa e sem chao, pois acostumara viver com a certeza de um Deus velando por mim. Nao demorou muito pra sentir o vazio de uma vida sem JESUS,
    foi quando num impeto gritei: ” dentre todos Tu es o unico que diz estar vivo, entao manifesta, pois ja nao suporto le eu quero ve, falar…” Para ser
    mais suscinta, depois de alguns dias falando as mesmas palavras acordei no meio da noite com um ser com vestes resplandescentes de pe bem ao lado da minha cama e… nao parou por ai de la pra ca todas os anos o mesmo ser me visita, fala comigo e por diversas vezes lhe fiz perguntas que foram respondidas e adianto que todas elas atestaram a veracidade de um unico livro a BIBLIA, detalhe hoje me considero como sendo uma TESTEMUNHA viva da existencia de JESUS CRISTO, nao por ter lido, mas por ter visto e continuado ao longo de quase trinta anos tendo as mesmas experiencias e o principal, hoje mais que nunca sinto-me segura e certa de que Deus vive e tem um reino, e mais, tenho vivido a certeza de sua vida entre nos, as duvidas os conflitos que experimentei por quase um ano desapareceram quando eu o contemplei e falei com Ele e Ele me ouviu e me respondeu. Simples, eu vi JESUS varias vezes. SOU UMA TESTEMUNHA VIVA DE SUA EXISTENCIA, palavras sao palavras, eu ao contrario sou uma pessoa viva, que tenho uma historia, uma vida com CRISTO RESSURRETO.
    Barbara para quem tem ouvidos oucam EU VI

    • Marcio Rodriguez says:

      Que bacana…pra não dizer injusto…este monte de gente esperando por ele e ele aparece só pra vc..Quando ele apareceu pra Paulo,Paulo ficou cego e vc não humm…depois o próprio Paulo alerta que Satanas podia se transformar em um anjo de luz humm,Tudo isso é muito simples pessoal !! ,Na roupa e no anel do papa esta escrito SOL INVICTUS veja o simbolo que representa Jesus para os católicos e eles chamam de santissimo (o SOL) e é bom lembrar que os protestantes (evangélicos) vieram do catolicismo,se vcs lerem o Novo Testamento verão varias deixas sobre adoração ao SOL exemplo : Eu sou a luz do mundo,E todo olho o vera sobre as nunvens,os tres reis magos (tres Marias no céu)indo ve-lo seu nascimento no oriente e quem nasce no oriente ? O SOL !!!, Jesus na cruz a terra fica tres horas em trevas quem aparece depois ? O SOL !!!,Em Dezembro no dia 22,23,24 o sol fica posicionado o mais baixo no céu simbolizando a morte e no dia 25 ele volta ao topo simbolizando a ressureição (veja 3 dias morto e depois ressurgi),Estudem meninos…..Só Hashem,Eterno,Adonay,YHWH é dino de Glória….e Assim ELE disse (na biblia)Eu Criei Todas As Coisas Sozinho e quem estava comigo ?….resposta ninguem !!! , Louvado Seja O Deus Criador De todas As Coisas .

    • Marcio Rodriguez says:

      Pessoal não condene o Llogari Pujol,estudem,pesquise e tirem suas conclusões,pra se entender tudo isso vcs devem começar pelo vaticano,vcs entenderão o porque os Judeus não aceitam Jesus é tudo muito simples,é só usar o cerébro….desculpem Mas não da pra aceitar o novo testamento porque ele é incoerente,Veja primeiro Deus livra o seu povo do Egito (VT) depois “Deus ” Jesus foge pro Egito pra não morrer (NV)…Deus estipula seu dia santo shabat e a sua alimentação Santa (VT) depois “Deus” Jesus desfaiz suas ordenanças (NV),pra finalizar ha muita semelhança na tradição egipicia e católica na adoração ao sol….vejam o santissimo católico é um sol (Jesus) a hóstia é um sol (corpo de Jesus) e na batina do papa esta escrito Sol Invctus….

    • Marcio Rodriguez says:

      Pessoal não condene o Llogari Pujol,estudem,pesquise e tirem suas conclusões,pra se entender tudo isso vcs devem começar pelo vaticano,vcs entenderão o porque os Judeus não aceitam Jesus é tudo muito simples,é só usar o cerébro….desculpem Mas não da pra aceitar o novo testamento porque ele é incoerente,Veja primeiro Deus livra o seu povo do Egito (VT) depois “Deus ” Jesus foge pro Egito pra não morrer (NV)…Deus estipula seu dia santo shabat e a sua alimentação Santa (VT) depois “Deus” Jesus desfaiz suas ordenanças (NV),pra finalizar ha muita semelhança na tradição egipicia e católica na adoração ao sol….vejam o santissimo católico é um sol (Jesus) a hóstia é um sol (corpo de Jesus) e na batina do papa esta escrito Sol Invctus….no dia 22,23,24 de dezembro o sol se possiciona no lugar mais baixo do céu simbolizando a morte e no dia 25 ele volta ao lugar mais alto simbolizando a ressureição….e a quem se presta culto no dia 25 de dezembro….Jesus o Sol Invictus do vaticano !!!!! E o que se come neste dia 25 de dezembro, o alimento que profanou o templo Judeu …o porco !!!

  24. Marilton barbosa brito says:

    O que achei destes comentários do autor.? uma total cegueira. já diz a ciência que só usamos 10% da capacidade do nosso cérebro. Como posso conhecer a Jesus se não há amor no meu coração. quem tem boca fala o que quer. quem poderia me responder: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? quem criou o universo e qual a forma real do mesmo. quem foi santo antonio, sao cosme e sao damiao, sr. do bomfim e etc. porque o santificaram. quem são os papas. porque existe fome e miséria em todo o planeta. porque não me deram as minhas ações da petrobrás, já que esse pais tambèm é meu. Porque pago um dos combustiveis mais caro do mundo, já que o pais se diz alto suficeinte em petróleo. porque quando há catástrofes em outros paises o meu pais manda ajuda imediata, e quando a catástrofe é no meu a mídia pede que nos cidadões de bem ajude. que desigualdade é essa. que conversa é essa de que o pais é de todos nós. O homem é falho e desde o ínicio dos tempos só aperfeiçoaram as armas. para saber quem é e quem foi jesus cristo, não precisamos de 100% da capacidade do nosso cérebro e sim entender que a chave para tudo no universo é o amor. e se vc não tem, não conhece ou não entendi o significado desta palavra, esqueça da sua própria existência. e sou feliz em minha vida, particurlamente por 2 coisas: A MORTE NOS IGUALA E A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL.
    MBB.

  25. Alex says:

    Gostaria de encontrar os textos aos quais o autro se refere: ORAÇÃO DO CEGO, CONTO DE SATMI… como consigo encontrar uma cópia desses textos para ficar documentado e não apenas citar o livro de Llogari Pujol… outra coisa que tento encontrar é onde se encontrar um suposto texto egipcio onde se conta a ressurreição da múmia EL-AZAR-US de onde teria se originado a narração da ressurreição da Lázaro no Novo Testamento.

  26. Alex says:

    Eu fico observando que a toda hora aparece um fanático cristão dizendo que tudo isso não passa de coisa do diabo e que a biblia é a palavra de Deus e não pode estar errada! Enquanto esse tipo de gente for maioria no mundo, não haverá como a massa ignorante passar desse estado de inércia mental para uma mentalidade esclarecida e buscadora dos fatos. Pois toda unanimidade é burra e a maioria sempre segue o caminho mais fácil: a igreja disse e isso já basta para ser verdade e “palavra de Deus”…

    • Thais says:

      Alex, por favor. Assim como eu, muitas pessoas cultas, estudadas, de situação financeira abastada sabem da existência de Cristo Jesus.
      Acreditar em Deus, em Cristo e na Bíblia não é ser ignorante, ao contrário. A ignorância começa quando a pessoa passa ao fanatismo e a materializar sua fé (acreditando no pastor como líder…). neste caso, você tem sua razão, no mais, não pegue tão pesado com as pessoas que têm fé.
      Pense um pouco…garanto que você também tem a bênção de Deus e de Jesus em sua vida!
      Um abraço.
      Ah, leia um pouquinho a Bíblia (lembre-se que ela foi escrita em um tempo distante…traz a mensagem de Deus….e é claro, ao lê-la tenha os olhos voltados pro amor de Deus).

  27. Celso says:

    Tanto Osiris como Jesus existiram.
    Acontece que os seguidores do Jesus e em seguida a ‘Igreja Oficial’ acrescentaram à a ‘estória’ do jovem da galiléia passagens da vida de Osiris, criou-se aí a lenda (sempre mais bonita que a realidade) que se perpetuou como verdade. Sim, os acontecimentos são verdadeiros, mas atribuídos a personagens diferentes.

  28. Celso says:

    Não é sábio acreditar em palavras de outros como se verdade sua.
    Acredite em sua existência.

  29. Se há verdade no que diz esse homem, o que não creio, então graças a Deus, pois podemos pecar à vontade que nada vai acontecer. Lamento, mas esse cara é um tipo de anticristo. Não dá, é impossíel acreditar nele. Nesse ponto, a ciência é um pecado.

  30. SANDRO says:

    SOU UM ESTUDIOSO DA BIBLIA E NAO ME O PONHO A OPINIEOS CONTRARIAS E TAMBEM NAO DIGO QUE E COISA DO DIABO , AFINAL ELE NAO TEM NADA , MAS GOSTARIA QUE O AUTOR DO DISCURSO INICIAL DESSE- NOS AS FONTES HISTIRICAS AQUAL SE REFERE COMPROVAÇOES DE SUAS AUTORIAS
    MEU EMAIL :MCNELCK@BOL.COM.BR

  31. Thais says:

    Pelo amor de Deus, gente!
    Já lançaram um livro: “A quarta filosofia: Jesus Cristo não pagou o tributo”, argumentando que Cristo foi crucificado porque não pagava imposto (vi no Programa do Jô, nem me dei ao trabalho de ler)…
    Agora isso?
    Data venia, será que só esse tal da Llogari Pujol é tão estudado, sábio e culto?
    Só ele fez tantos estudos, e por isso pode fazer tais afirmações (até hoje não vi ninguém falando tais absurdos).
    Ademais, as respostas dele são todas vagas…não diz que há relatos de que algum faraó tenha ressuscitado de fato, apenas que havia o ritual da ressurreição…
    Ora, todo mundo sabe que os faraós acreditam que iriam ressuscitar…até hoje se acham as múmias deles…
    Também sabemos que os faraós achavam que eram deuses (os reis da idade média também se diziam divinos…governavam em nome de Deus)…
    No mais, esse tal teólogo não mencionou nada sobre os milagres de cura e de ressuscitação que Cristo realizou. E também sobre a postura amorosa, fraterna, humana…as promessas que Jesus nos deixou…
    Na verdade, quando abri o texto para ler, achei que o título “Jesus nasceu 3.000 anos antes de Cristo” falaria sobre alguma anunciação (afirmações de que há 3.000 antes de nascer, já haviam registros de que Ele viria).
    Outra falha terrível: hoje a circulação de informações é quase que instantânea; mas naquela época?…acreditar que tantos apóstolos escreveram as mesmas coisas porque tiveram acesso aos mesmos textos?…assim tão facilmente? Sem falar que muitos dos apóstolos eram jovens…alguns até mesmo de situação financeira difícil (pescadores)…
    Por favor! Não crer já é algo muito triste…querer propagar a falta de fé…é absurdo!
    Nunca tinha perdido tempo deixando mensagens na net (comentários sobre textos etc).
    Mas atacar assim ao meu Deus, e perceber que tem gente se influenciando com isso (como o Sr. Clayton, que disse: “Estou tremendo! Que horros! será verdade? DEUS Do Céu!!!”)…Se eu ficasse quieta sentiria que estava coadunando com tudo que o tal teólogo disse.
    Pensem pessoal…cada um que lê alguma coisa, faz uma interpretação (o entendimento é livre – assim nascem as doutrinas, que são várias).
    Mas basta que cada um perceba à sua volta, e verão a presença de Deus e de Jesus Cristo em tudo que está no mundo.
    Se ainda assim o leitor duvida de Jesus Cristo, é lamentável, mas ao menos pratique o que Ele veio nos ensinar…já é alguma coisa.

  32. Rosália Maranhão Helcias says:

    Bom , não desmerecendo todo o trabalho do senhor LIogari mas com dados do ue estou lendo, acredito que até pra ele deve está sendo difícil ficar procurando comparações com textos da mitologia com a vida de Jesus. Sem defender religião nenhuma, mas acho que a fantrasia tb está tendo lugar e muito nessas comparaçãoes do senhor LIogari. Talvez o que ele está interpretando n seja exatamente o real , cmo é o caso da Iris que uma hora é Maria, outra hora é o demônio etc,,,Realmente tá dando muito trabalho para ele ficar fuçando e encontrando comparações com a vida de Cristo…. Como disse o primeiro comemtarista acima, os textos egipicos podem tb terem sidos rescritos 3 décadas após a vida de Cristo. Ou seja, não terá sido, os textos mitológicos uma imitação (pelo menos em alguns escritos) da vida de Cristo? Quem afirma que esses escritos foram mesmo criados bem A.C? Na verdade ninguém sabe da verdade. eu ainda prefiro acreditar que existiu sim um Cristo, mesmo achando a bíblia um tanto fantasiosa em certas citações. Mas afinal, pq ter que acreditar na bíblia em sua totalidade?

  33. Dante says:

    @Ricardo Soares Oliveira Cala a boca, você é um macaco na selva que porque sabe que se não segurar no galho vai cair já acha que sabe tudo. Tu é só um cérebro lavado, entenda isso saiba seu lugar.

    @Mauro Ramos E você seu bosta…fiquei enojado do começo até o fim desse seu texto inútil. Você acha que isso de inferno é uma ameaça? Deus simplesmente NÃO PODE deixar merdas como você etrarem no paraíso senão tudo vira desordem! Se você não se provar ser bom, seu lugar é no lixo, simples assim! Não acredite e seja bom, vai queimar… acredite nele, e seja mal, vai queimar do mesmo jeito.

  34. Buscador says:

    Estou também seguindo essa linha de pensamento: de investigar as semelhanças dos contos bíblicos com contos anteriores aos relatados na bíblia. Está me parecendo que tenho que partir de textos mais antigos que os textos egípcios. Falo dos sumérios e o conto dos Anunakis. Contam os sumérios que os Anunakis são seres que vieram das estrelas e tinham a necessidade de extrair minérios aqui na terra e que, como o trabalho era pesado, criaram o homem para executá-lo. O ser que criou o homem chama-se Ea ou Eikil filho de Anu o lider dos Anunakis. Ocorre que Eikil compadeceu-se de sua criação,pois eram tratados como escravos, e quis dar a eles sabedoria para entender quem eram, suas origens e também sobre a eternidade de suas almas. Anu e os demais Anunakis reprovaram Enkil por seus intentos e o advertiram que não fizesse isso, mas Ea ou Eikil fez assim mesmo(talvez por engenharia genética). Por isso Ea ou Eikil foi condenado pelo concelho Annunaki a viver confinado na terra como ser mortal e após a morte reencarnar idefinidamente. Isso não lembra o conto do Jardim do Éden e o tal fruto do conhecimento do bem e do mal ?Onde Eikil é comparado a serpente(a mais sagaz de todas as criaturas)? E se Eikil foi condenado a sucessivas reencarnações não seriam Hórus, Mitra, Buda, Krishna,Zaratrusta, Noé, Moisés, Jesus etc. Reencarnações de Eikil ?
    Tomando este conto como ponto de partida iremos nos surpreender com o desenrolar dos acontecimentos e suas implicações. Quem sabe de fato os deuses sejam alienígenas ? Estariam os Annunakis ainda trabalhando para que o ser humano seja sucessivamente enganado em sua busca por sua verdadeira origem ? Assisto ao Hystory Chanel, lí um pouco de David Icke e achei muito intrigante as comparações feitas pelo Sr Llogari Pujol. Parabenizo o site pelo post tão instigante. Aceito dicas de livros que me ajudem a aprofundar-me nesta emocionante pesquisa.
    e-mail: googlando@gmail.com
    Abraços

  35. alves says:

    acredito que seria melhor para todos buscarem livros de historia que relatem fatos sobre o tal horus, eu farei isto, muita coisa esta incorreta na historia mundial, os vencedores , eles eh que escrevem a historia, que nem sempre eh a verdadeira. o unico relato historico que realmente parece com a biblia que eu vi ate agora eh a historia de gilgamesh e somente ele.

  36. jailton says:

    niguen vai falar a verdade sobre a bibia melhor ocutar a verdade duque a verdade vim atona

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s