Crianças & Pais


“Memória das crianças pode ser influenciada pelos pais”. conclui estudo.

Por Raquel Madureira

Mecanismos de memória das crianças podem ser estimulados por conversas com os pais sobre episódios passados e melhorar a capacidade de aprendizagem escolar. Conclusões retiradas de um estudo elaborado pelo Instituto da Inteligência.

Memória Episódica

Conversar com as crianças sobre o passado, relatar episódios esquecidos ou desconhecidos, dialogar sobre acontecimentos vividos no passado imediato ou próximo pode ajudá-las a enriquecer a memória episódica, a flexibilizar a capacidade de “viajar mentalmente no tempo” e a desenvolver a capacidade de antecipar o futuro e a capacidade de imaginar e planear.

De acordo com os investigadores, os pais desempenham um papel fundamental na formação da memória das crianças. O desenvolvimento da memória é um processo complexo que envolve todo o cérebro da criança desde a altura da gestação. As vivências estimulantes e harmoniosas, mas não excessivas, que os pais proporcionam aos filhos, contribuem para a flexibilidade do cérebro e para a consolidação das estruturas envolvidas na percepção, atenção, memória inteligência e imaginação das crianças.

O papel da memória no desenvolvimento da inteligência e da imaginação é fundamental para o futuro da criança, em especial no que diz respeito ao percurso escolar. Durante os primeiros cinco anos de vida, os pais podem intervir no refinamento da memória dos filhos, exercitando, sobretudo, a memória episódica. Os reflexos deste exercício na aprendizagem são visíveis, já que segundo os investigadores, o insucesso escolar das crianças está muitas vezes associado a infâncias empobrecidas pela falta de comunicação verbal rica e diversificada com os pais.

A memória episódica refere-se à localização temporal dos acontecimentos. Na qualidade de categoria da memória humana, a memória episódica surge por volta dos 18 meses e é consolidada até perto dos 2 anos de idade. Os episódios associados a este tipo de memória vão desde os acontecimentos mais simples até aos mais complexos e significativos e podem ser classificados de acordo com o tempo. Isto é, existem memórias de curto prazo (que ocorreram na última hora) e memórias de longo prazo (que ocorreram há mais de uma hora).

Categorias de Memórias

A memória é constituída por categorias diferentes que surgem através de etapas geneticamente programadas. A primeira é a memória implícita ou não-consciente, depois surge a memória explícita ou consciente. Existe ainda uma memória funcional que faz a ligação entre os acontecimentos passados, o presente e o futuro. Esta memória retém a informação necessária para que o indivíduo saiba o que está a fazer num determinado momento e se possa orientar no futuro imediato. As informações significativamente importantes são armazenadas nas três grandes memórias de longo prazo: memória episódica e auto-biográfica (sobre a própria vida); memória semântica (sobre fatos, nomes e outros saberes); e a memória procedimental (práticas aprendidas e automatizadas, como por exemplo andar de bicicleta).

Uma forma de memória genética é estabelecida de imediato nos primeiros momentos de existência do feto, contendo informações biológicas guardadas no material genético (ADN, RNA, cromossomos, mitocôndrias) que determina os grandes traços da personalidade da criança. Simultaneamente, é estabelecida uma memória imunológica determinante para a defesa da integridade do organismo, que participa gradualmente na estruturação do “eu corporal” da criança.

Nota

1. Esse estudo foi realizado ao longo de seis anos pelo Laboratório de Neuropsicologia e Investigação da Boston University – Centro de Memória e Cérebro.

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